Sete alunos da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Augusto Ope da Silva, da Comunidade Aldeia Caingangue Três Soitas, que fica na Estrada de Canudos, no Distrito de Arroio Grande, participaram, ontem, pela primeira vez na história, dos Jogos Escolares de Santa Maria (Jesma).
Os estudantes têm de 12 a 15 anos, e coordenados pela diretora da escola, Isabel Cristina Baggio, estiveram na Barragem do DNOS, no Bairro Campestre, para integrar uma oficina de canoagem, que serviu não só como competição, mas, de conhecimento da modalidade.
– Recebemos o convite e os alunos ficaram animados. É a primeira vez que eles participam de uma competição oficial, e de um esporte diferenciado, que os coloca em contato com a natureza. O convívio com escolas não-indígenas é importante para a integração de culturas – afirma a diretora.Conforme a professora Isabel, a Escola Augusto Ope da Silva atende 22 alunos desde a pré-escola até o Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
Entre os estudantes que entraram nos caiaques estava Alessandra Tainá Gria de Medeiros, de 15 anos.
– Quando nos avisaram dos jogos escolares, fiquei muito feliz porque saímos pouco a passear. Vi meus colegas querendo que chegasse logo o dia de remar – conta Alessandra.A competição de canoagem contou pontos para o Jesma e teve a participação também de outras escolas de Santa Maria como Colégio Militar, Martinho Lutero e Rômulo Zanchi e Hylda Vasconcellos, entre outras.